Projeto de paisagismo: Quando pode ser executado?

Já deve ter lhe acontecido de você querer ter um jardim em casa. Aí você foi às compras, comprar mudas, adubo, terra e ferramentas. Após algumas tentativas, você notou que seu jardim não avançava, as plantas morriam ou simplesmente não cresciam.

Você deve ter se perguntado o porquê disso. Uma das explicações pode ser a época de execução do seu jardim e as plantas escolhidas. As temperaturas e a disponibilidade de chuvas também muitas vezes não favorecem a jardinagem amadora. Para se precaver de imprevistos, é necessário procurar ajuda especializada junto à um paisagista e ele lhe orientará a melhor época do ano para que cada etapa do jardim seja executada por meio de um projeto de paisagismo eficiente.

A execução de projetos de paisagismo deve ser evitada em épocas do ano com muito risco de geada ou longos períodos de estiagem e em casos de extensões nas quais sejam difíceis os cuidados com a irrigação. Conhecer o clima da região em questão é fundamental. 

Em invernos intensos, além de retardar o desenvolvimento das plantas, que muitas vezes estão se recuperando do estresse do pós-saída do viveiro de mudas, o frio pode trazer consigo as geadas que podem queimá-las e muitas vezes matá-las.

Já em períodos muito secos, o cuidado com a rega é essencial. As plantas estão estressadas pelo transplante e sem água elas ficarão ainda mais fracas, começando mal o desenvolvimento do jardim.

Num viés prático, projetos de paisagismo não devem ser executados em dias chuvosos, pois além de colocar a saúde dos jardineiros em risco devido à exposição à chuva e frio, o trabalho sobre terreno encharcado deixa o solo desestruturado, compactado ou até mesmo com selamento superficial facilmente visualizável quando pensamos naquelas poças d’água no meio de gramados.

Para ter um jardim lindo o ano inteiro conte com o projeto e a consultoria especializada da Arte Vegetal. Possuímos experiência tanto na concepção de projetos de paisagismo quanto na execução e manutenção. Confira nosso portfólio e solicite um orçamento!