Dicas de como cuidar das plantas em casa

Escolha a espécie adequada

Não é qualquer tipo de planta que vai se ambientar à sua casa. Você precisa escolher uma que aceite as condições de luz, calor e espaço que tem disponíveis. Para isso, planeje onde irá colocar sua nova mudinha, pesquise e converse com o florista. Ele pode te recomendar a planta ideal.

Regue na hora certa

As plantas tem seu próprio tempo e demonstram quando precisam de água, é só ficar atento. Logo após plantar a muda, regue-a. Nos dias seguintes, você coloca os dedos na terra e checa se está úmida ou seca. Se estiver úmida, não precisa regar. Se não estiver, pode colocar a água – sempre na raiz, sem molhar as folhas. Se você estiver cuidando de arranjos, para garantir sua durabilidade e frescor, você pode misturar uma colher de vodca à água do vaso. Trocá-la a cada dois dias também ajuda.

Troque os vasos sempre que necessário

Quando o vaso começar a rachar ou as raízes da planta começarem a sair dele, é hora de trocar por um mais espaçoso. Também vale para quando ela parou de gerar brotinhos mesmo estando bem cuidada, ou quando a terra começa a ficar esbranquiçada.

Higienize suas plantas

Manter as plantinhas limpas também contribui para a saúde e a beleza delas – o acúmulo de sujeira pode atrapalhar até o processo de fotossíntese! Por isso, sempre que achar que as plantas estão com muita poeira acumulada na folhagem, passe uma esponja umedecida com água e sabão neutro pelas folhas. Se as folhas forem pequenas e aveludadas, utilize um pincel seco.

E você, tem alguma dica de como cuidar das plantas e deixá-las bonitas das por mais tempo?

Fonte: https://www.consul.com.br/facilita-consul/geral/blog-dicas-para-cuidar-das-flores-em-casa/