6 dicas para cuidar de árvores frutíferas em casa

Ter árvores frutíferas é uma das grandes vantagens de possuir um quintal. Colher e comer as frutas direto do pé é um privilégio para poucos em ambientes urbanos. Mas quem não possui um grande espaço para dispor dessas plantas maiores, também pode se aventurar no cultivo.

Em vasos

As árvores frutíferas mais fáceis de cultivar em vasos são as que produzem jabuticaba, pitanga, acerola, amora, limão-cravo, limão siciliano, romã, grumixama, mexerica ponkan, mexerica carioca e kinkan.

No chão

No solo, ainda é possível cultivar abacate, manga, araçá e banana com certa tranquilidade.

Época de plantio

“Pode ser o ano todo”, comenta Catê e completa: “Moramos em um país tropical. Contudo, tudo o que for plantado no início da primavera irá brotar mais rápido”.

Rega

Cada planta possui uma frequência de rega diferente. É importante oferecer cuidados específicos para as diferentes espécies. Das plantas citadas acima, a romã não gosta muito de água. Já a jabuticaba, precisa de irrigação constante.

Poda

Cada espécie também possui uma necessidade de poda diferente. Além disso, nos vasos a produção é menor, apenas para experimentar, não há uma colheita propriamente dita. No chão a planta se desenvolve mais livremente e não necessita de grandes cuidados.

Adubação

É importante usar um adubo específico para frutas logo antes da época de produção, que é diferente para cada espécie.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/Arvore/Frutifera/noticia/2021/12/cultivo-de-frutas-6-dicas-para-cuidar-de-arvores-frutiferas-em-casa.html